top of page

Descubra o Encanto do Destino Miringuava - Uma Aventura Sustentável em São José dos Pinhais

Atualizado: 27 de nov. de 2023


O Turismo Responsável ganha força e a Vivenciar Turismo comprometida em aderir este novo movimento, oferece uma nova experiência turística alinhada com essa tendência.


O Destino Miringuava é um roteiro turístico que propõe uma nova forma de Vivenciar o Turismo.



Localizado em São José dos Pinhais, esse roteiro promete uma experiência enriquecedora e consciente para todos os visitantes. Com o comprometimento de turismo de Base Comunitária na Bacia do Miringuava.


A chave para essa experiência é a sustentabilidade. A região valoriza práticas que respeitam o meio ambiente e preservam os recursos naturais. Ao participar deste roteiro, você estará apoiando essa causa tão importante.


O que esperar do Destino Miringuava:


Ao visitar o Orquidário das Araucárias, você será impactado por uma auto-reflexão sobre o seu papel na sustentábilidade do mundo.

Neste local os proprietários criaram um sistema de reaproveitamento da água da chuva que é coletada em um tanque de peixes e com esta mesma água, repleta de substrato é feita a irrigação das plantas. Tornando essa experiência não apenas bela, mas também exemplar em termos de sustentabilidade.


Você já colheu morangos?

Agora imagina ir em um colha, pague e deguste de morangos frescos que faz o reaproveitamento da águas e utiliza o mínimo possível de pesticidas, proporcionando alimentos mais saudáveis.

A produção da La Choupana é de uma família produtora de morangos a mais de 20 anos. E a dois anos ingressou no Turismo Rural proporcionando não apenas uma colheita. Mas oferecendo um local para entender na prática o que é o turismo rural que tem como base a agricultura e na família.

 

A produção de orgânicos do Rancho Caminho das Águas, começou com a necessidade de uma família a se adaptar a uma nova realidade.

A matriarca Dona Nena, teve que assumir a função de seu marido na roça, quando ele ficou doente. Mas ela não tinha forças para levar o tonel de pesticida. Foi aí que ela acreditou na natureza e a terra deu a ela um alimentos limpos.

Fruto do amor por uma vida mais saudável, a filha de Dona Nena também teve um sonho. O de desenvolver um sítio pedagógico no lugar que ela nasceu. E quando a terra é fértil o sonho próspera. Hoje o lugar recebe crianças de várias escolas da região metropolitana de Curitiba com a finalidade de ensinar a preservação ambiental e compreender como a agricultura orgânica e a preocupação com a segurança hídrica é importante para o futuro da humanidade.


 

Já pensou você ter uma casa de campo no meio na mata atlântica com uma linda vista para o por do sol. Com piscinas, floresta de araucárias, replantio de mate e cheiro de natureza.

Isso é possivel! A proposta da Estância Carmello é compartilhar com você a experiência que eles tem na propriedade deles.

O casal hospitaleiros e preocupados com o ambiente propoe uma esperiencia campeira em casas mobiliadas onde você possa relaxar em meio a Mata Atlântica, apreciar a vista e saborear um típico chimarrão com amigos ou família.

As Ecologs da Estância são um exemplo de como você pode aproveitar a natureza sem prejudicá-la.


 

Do sonho de criar um parreiral em um ambiente não adaptado para uvas surgiu uma das vinícolas mais premiadas do Brasil. Em seu catálogo repleto de valores e simbolismos paranaenses a vinìlícola representa sustentabilidade, força e sofisticação.

E para se fazer vinho é necessário se conservar a água por isso no local há uma grande preocupação com o rio que passa na propriedade.

Em breve a Vinícola Araucária também será vizinha da barragem do Miringuava, um importante ponto de captação de água. Aqui, você aprenderá sobre práticas sustentáveis de produção de vinho e compreenderá as mudanças que acontecerão no ecossistema do Miringuava após o alagamento.


 

Para refletir sobre tantas práticas ambientais se faz necessário um especialista no assunto ecologia. E não há ninguém neste território com mais repertório no assunto que a Eco Guaricana que surgiu do amor pela natureza e propõe o acompanhamento de um agente local no último ponto de parada onde faremos uma pequena trilha e será apresentado informações importantes sobre a preservação da água na região e a ecologia local.



ODSs deste roteiro



No Destino Miringuava, a Vivenciar Turismo demonstra seu compromisso com o turismo responsável e o desenvolvimento comunitário.

É uma oportunidade de aprender, se encantar e apoiar práticas sustentáveis enquanto desfruta da beleza natural da região de São José dos Pinhais.


Junte-se a nós nesta jornada sustentável.


Descubra o verdadeiro significado do turismo responsável com o Destino Miringuava. A natureza e as comunidades locais agradecem.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page