top of page

Família Folhas


No início dos anos 1990 a música...


“Lixo que não é lixo

não vai pro lixo

SE - PA - RE"


Era conhecida por toda criança da cidade de Curitiba e embalava os personagens da Família Folhas, que fizeram história no imaginário dos pequenos curitibanos.


Os personagens que foram desenhados pelo famoso cartunista Ziraldo, tinham o papel de divulgar para as crianças a cultura de destinação adequada do lixo doméstico.

Tão ação de marketing da Prefeitura, fez Curitiba ser reconhecida como a Capital ecológica do Brasil


Com o passar do tempo e das novas tecnologias o Ziraldo foi convidado para reviver a nossa querida Família Folhas para os atuais Curitibinhas (como chamamos as crianças em Curitiba) se sentirem mais próximos destes personagens.


Foto divulgação Prefeitura de Curitiba


E olha aí nossa pequena Larissa encontrando a Família Folhas e o Curitibinha no Parque Tanguá em um sábado de sol!



A Família Folhas visita escolas e espaços públicos e participa de várias ações na cidade que promove boas práticas de sustentabilidade.



Agora vamos conhecer essa amada família Curitibana?


SEU FOLHA

Mais amarelado pelo tempo, Seu Folha amadureceu, mas está longe de ser ultrapassado. Continua dando seus pertinentes conselhos e ensinando os mais jovens. Está mais atuante do que nunca – é um ativista da reciclagem.


DONA FOFÔ

Dona Fofô, assim como o marido, mostra alguns sinais do tempo apenas na aparência. A senhora Folha se mantém ativa, graças à boa alimentação e atividade física; além de estar sempre aberta a aprender, adora trocar experiências com os mais jovens. Por isso, ela sempre lembra da importância de se enfrentar as mudanças climáticas.


FOFIS

Era criança quando a família apareceu. Hoje ela tem 42 anos e é mãe solo de duas folhinhas – um menino e uma adolescente PcD. Mulher forte e saudosista de quando os curitibanos ainda estavam aprendendo sobre separação, também participa de projetos que beneficiam mulheres em situação de vulnerabilidade e vai mostrar o impacto das mudanças climáticas na vida delas.


FIFO

Hoje com 37 anos, Fofinho é “pai” de pet (o cãozinho folha Folheco adotado) e atuante em mostrar como as empresas e o mundo corporativo podem contribuir com um presente e um futuro mais sustentáveis.


FEFO

Filho de Fofis, o curitibinha de 5 anos está aprendendo e questionando tudo. Ao mesmo tempo, ajuda a ensinar sobre as atitudes corretas em relação à separação e a saúde do planeta.


FLORA

Também filha da Fofis, representa a inclusão. Teve um problema na perna, mas sua deficiência não a impede de se manter ativa e atuante em várias áreas. Adolescente e questionadora, vai falar de representatividade das minorias, da importância de todos terem voz e também destacar que o consumo deve ser consciente.


FOLHECO

Acompanha a tendência das novas estruturas familiares: foi adotado. O pet vai transmitir questões como a importância da adoção de pets e das trocas sustentáveis.


Você já conhece nossa querida Família Folhas, por isso, quando estiver passeando por Curitiba e encontra-lá registre este momento! 📸

É se você quiser ir se inteirando sobre a Família Folhas. Nossa querida Prefs, disponibilizou vários episódios do desenho com vários temas interessantes.


Acesse e se apaixone por este projeto tão simbólico de Curitiba.


Assista o primeiro episódio de

desenhos da Família Folhas


Você gostou deste conteúdo?

Deixe algumas ⭐⭐⭐⭐⭐ para sabermos!

10 visualizações1 comentário

1 opmerking

Beoordeeld met 0 uit 5 sterren.
Nog geen beoordelingen

Voeg een beoordeling toe
Gast
11 jul. 2023
Beoordeeld met 5 uit 5 sterren.

Que legal!

Like
bottom of page